Noções básicas de alimentação e nutrição
Jacques Diouf – Diretor Geral da FAO
NOÇÕES BÁSICAS
SOBRE ALIMENTAÇÃO
E NUTRIÇÃO
Elaboração
Luciana C. Machado Curvello Gonçalves
Nutricionista
Suzete Oliveira Raimondi
Nutricionista
Ilustrações
Carvall
O que e quanto comer não são decisões simples para muitas pessoas. Vários fatores afetam o consumo alimentar de um indivíduo: custo, disponibilidade dos alimentos, hábitos alimentares e preferências, seriam alguns deles.
A relação que o indivíduo estabelece com a alimentação ao longo da vida é fruto da dinâmica das primeiras relações que a criança cria com o mundo.
Este manual – o quinto da série de treinamentos – desenvolve o tema Noções Básicas sobre Alimentação e Nutrição e tem por objetivo ajudar nas seleções alimentares mais adequadas, já que a alimentação é a principal forma de assegurar a favorecer o crescimento e a aquisição de funções no campo da saúde física e mental.
Com esta publicação, o SESC, através do Mesa Brasil SESC São Paulo, espera contribuir para que as refeições servidas à população atendida nas instituições sociais sejam adequadas em proteínas, vitaminas, minerais e fibras, sem quantidades excessivas de calorias, gorduras e açúcares.
SESC São Paulo
1- INTRODUÇÃO
O alimento e a água são condições essenciais para a manutenção da vida. Sem alimento, em quantidade suficiente e qualidade adequada, elevam-se os riscos do desenvolvimento de doenças em nosso organismo.
Para evitar possíveis problemas, é importante ter uma alimentação equilibrada ( a proporção de alimentos que compõem a refeição deve oferecer, qualitativamente, todos os nutrientes necessários para o bom desempenho das funções do organismo) e balanceada (adequação qualitativa e quantitativa da refeição às necessidades do indivíduo).
2- ALIMENTAÇÃO EQUILIBRADA