Revolução Russa
Já imaginou o que aconteceria se, de uma hora para outra, fosse proibida a propriedade privada de bancos, terras, minas, fábricas e do comércio? Já pensou sobre isso? E a revolução russa é exatamente o tema desse trabalho. Nesse trabalho você vai conhecer como era a Rússia na época da monarquia; vai ver os grandes problemas que provocaram revoltas populares e aprender como os comunistas chegaram ao poder.
Um dos eventos mais importantes do séc. XX foi a revolução russa em 1917. Representou a primeira vitoria do socialismo revolucionário na Historia e aconteceu num país tão grande quanto cheio de problemas. No final do séc. XIX, a Rússia era o mais extenso país da Europa. Era um império economicamente atrasado em relação as potencias do continente e onde grandes proprietário detinham a maior parte da terra. E um império governado com mão de ferro pelos Czares. Czar era o nome que se dava ao imperador russo. Um deles foi Alexandre II, que em 1861 chegou a tentar algumas reformas sociais.
Em 1977 a Rússia tem 100 milhões de habitantes. Desses 100 milhões apenas 1 milhão é de operários, a grande maioria da população é de camponeses pobres, e sem terras. E, já no começo do século XX, além dessas duras condições de vida, os russos tem que enfrentar uma derrota militar. Em 1905, a Rússia perde a guerra que trava com os japoneses. A derrota e a miséria da população russa refletem a incapacidade e corrupção que reina na corte do império, e o governo tem que enfrentar manifestações populares. Acontecem greves e motins nas principais cidades. O navio encouraçado Potemkin se junta aos rebeldes, mas as manifestações são violentamente reprimidas pelo Czar. Num único dia, mais de 1000 pessoas são mortas frente ao palácio.
Na época dessas manifestações do começo do século na Rússia, as ideias socialistas já haviam chegado ao país e se organizavam grupos de oposição. As tentativas de rápida industrialização do país também já tinham criado uma classe de