Revolução Industrial
-Conceito
A expressão industrial foi criada pelo economista francês Jérôme-Adolphe Blanqui em 1873 e popularizada pelo historiador inglês Arnold Tounbe, para designar o período histórico ao qual a Inglaterra passou, passando de uma sociedade feudal mercantil para uma sociedade económica industrial caracterizada pela produção em larga escala mediante a utilização crescente de máquinas.
As datas da revolução industrial inglesa são temas de grande discussão. A maioria dos historiadores contemporâneos afirma que decorreu entre 1780 e 1840, porque esse foi o período da fase revolucionária em 1780.
A expressão revolução industrial servia para designar um período da história da Inglaterra e do mundo com referência a Inglaterra nos séculos XVII e XIX, depois da Inglaterra outros países vieram também a se industrializarem
Causas da revolução industrial
A revolução industrial ocorreu primeiro na Inglaterra, depois noutros países da Europa e por último fora do continente europeu. A Inglaterra teve uma série de factores que tornaram possível a eclosão desta revolução. A Inglaterra adquiria matéria-prima agrícola e mineral a baixo custo, esteve numa situação em que grande número de indivíduos havia abandonado a agricultura para as novas industriais possuindo assim mão-de-obra suficiente, beneficiando-se assim, do desenvolvimento dos transportes que permitiu um fácil acesso ao produtos nas colónias, à seu favor estava uma burguesia que dispunha de riquezas e capitais e de grande capacidade de realização.
Fases da revolução industrial
1ª Fase da revolução: A 1ª fase da revolução dá-se no século XVIII como localização no tempo, era a época da Europa das grandes construções urbanas e industriais como localização espacial. Também é conhecida como a fase da revolução do carvão e do ferro e da máquina a vapor.
Muitos empresários revelam o espírito de iniciativa e uma nova mentalidade começa a surgir no seio da população. Havendo assim uma grande tendência para a