Revolução industrial
Geografia, História
A Primeira Revolução Industrial foi gerada pela Revolução Comercial, realizada entre os séculos XV e XVIII, principalmente entre alguns países da Europa centro ocidental. A expansão do comércio internacional e o aumento da riqueza, permitiu o financiamento do progresso técnico e a instalação de indústrias.
O trabalho artesanal foi aos poucos sendo substituído pela utilização de máquinas. A primeira revolução industrial se deu precisamente com a criação da máquina de fiar, usada para transformar algodão, linho e seda em fios, para fabricar tecidos, tapetes etc
A máquina a vapor, criada em 1711 por Thomas Newcomen, foi aperfeiçoada pelo inglês James Watt em 1760. Até sua utilização na maquinaria dos moinhos têxteis, as fábricas eram instaladas às margens dos rios, já que dependiam da energia hidráulica.
Muitas invenções forma criadas, principalmente na Inglaterra e posteriormente na França, Alemanha, Estados Unidos, Itália e Japão.
A locomotiva a vapor transformou os transportes, no início do século XIX. Até então tudo era movido por tração animal. Data de 1807 o primeiro barco a vapor, criado pelo americano Robert Fulton.
Com a Primeira Revolução Industrial surgiram nova técnicas, novas máquinas e as indústrias puderam produzir em larga escala, com menor espaço de tempo.
1ª Revolução Industrial
A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no século XVIII (1780-1830). A Inglaterra foi o primeiro país a passar por esta revolução.
Por volta de 1830, a Primeira Revolução Industrial se completou na Inglaterra, e daí migrou para o continente europeu. Chegou à Bélgica e França, países próximos do arquipélago britânico. Por volta dos meados do século XIX, atravessou o Atlântico e rumou para os Estados Unidos. E, no final do século, retornou ao continente europeu para retomar seu fio tardio na Alemanha e na Itália, chegando, também, ao Japão.
O ramo característico da Primeira Revolução Industrial é o