Revolução Industrial
A Revolução Industrial foi um marco histórico para toda a sociedade moderna, pois o estilo de vida que temos hoje é baseado nas mudanças que ela proporcionou relações socioeconômicas, temporais, dentre outras, só são como conhecemos hoje graças a essa revolução. Iniciou-se na Inglaterra no final do século XVII, e se espalhou para o resto do mundo no século XIX.
A Inglaterra foi pioneira nesse processo por uma junção de vários fatores, tais como a Revolução Gloriosa que transformou o Estado, abrindo caminho para serem, de fato, criadas as regras sobre propriedade privada, além disso, fatores como a sua localização geográfica (nem um ponto mais distante no da ilha que 100(cem) quilômetros), o fato de ter rios navegáveis(o que ajuda no processo de locomoção de materiais), e também o fato de ser uma grande mineradora de carvão. Outro fator importante também é o dos cercamentos, que aceleram a partir do século XVIII, e que resultou numa concentração de terra grande, nas mãos de poucos, e causou um êxodo rural.
O centro comercial mundial nessa época era a Inglaterra, que, além disso também matinha a maior frota naval existente. Até então nesse país(que foi o pioneiro), as formas de produção eram todas manufatureiras, com o surgimento das fabricas ocorreu uma grande divisão social, e uma divisão nas etapas de produção( cada trabalhador era responsável por uma pequena parte na produção do produto, e as vezes nem conheciam o produto final que ajudara a construir, com isso ocorria uma especialização na dos operários em apenas uma pequena parte da produção). Com o surgimento da maquina a vapor, houve um desenvolvimento técnico muito grande, e a partir de agora, o tempo de trabalhado era ditado pela maquina, e não mais pelo trabalhador, e foi isso que fez com que a ideia de que o tempo acelerara surgisse.
Como citado anteriormente no texto, durante esse processo estava ocorrendo um êxodo rural, o qual fez com que a população urbana aumentasse