Revolução industrial
Em meados do século XVIII iniciou-se na Inglaterra a famosa revolução industrial. A revolução industrial foi à passagem da produção manual para a maquinaria.
Fatores que levaram a Inglaterra a ser pioneira:
Disponibilidade de capital (acumulo de capitais)
Disponibilidade de mão-de-obra
Recursos naturais (jazidas de carvão e ferro)
A revolução burguesa
As leis que protegiam a burguesia e o governo que fazia obras publicas sempre favoráveis ao capitalismo.
As fabricas em grande maioria foram instaladas nas cidades, pois era onde se encontrava um bom mercado consumidor e geralmente havia maior infraestrutura (melhores condições de transporte e de obtenção de matéria prima).
Os cercamentos foram uma estratégia para aumentar o espaço para criação de carneiros e ovelhas. Os grandes proprietários estavam ampliando as plantações nos seus domínios e com isso encurralavam as famílias camponesas, aprisionadas pelas cercas ao redor de suas roças.
Expulsos de suas terras os camponeses iam pra cidade tentar a sorte. Lá tinham que trabalhar por salários miseráveis, assim surgindo uma nova classe social: o PROLETARIADO.
A revolução só se desenvolveu nos Estados Unidos, Japão, Alemanha, França, Bélgica, Holanda e outros países europeus no século XIX, e no Brasil somente no século XX no tempo da
República Velha.
Nos estados unidos foi muito comum o:
TRUSTE: associação de varias empresas em uma única, que passa a dominar todas as fases da produção, desde a obtenção da matéria prima ate a comercialização do produto.
Na Alemanha foi o CARTEL: conjunto de empresas independentes que, para evitar os desgastes da concorrência, dividem o mercado entre si. Cada uma delas atua em determinada área geográfica. HOLDING: empresas nascidas da associação de diversas empresas e que possui i controle de suas associadas.