Fichamento Norberto Bobbio
I – Introdução
O texto Liberalismo e Democracia, de Norberto Bobbio, procura relacionar os conceitos de liberalismo e democracia dentro dos diversos períodos da sociedade. Para ele, esses dois conceitos não são iguais, pois eles possuem diferentes lógicas de formação, apesar de ambos estarem presentes na atual formação estado democrático atual.
Liberalismo é quando os Estados em funções e poderes limitados contra o absolutismo e estado social; já a democracia é uma forma de governo, poder na mão de todos ou maioria, contra monarquia e oligarquia.
II. Capítulo 1 – A liberdade dos antigos e dos modernos
O que o livro disserta sobre a liberdade dos antigos e dos modernos, e nesse ponto, o filósofo que defende é Benjamin Constant.
Em seu discurso ele expressa da seguinte forma: “É possível fazer começar a história das difíceis e controvertidas relações entre as duas exigências fundamentais de que nasceram os Estados contemporâneos nos países econômica e socialmente e mais desenvolvidos: em exigência de um lado, de limitar o poder e, de outro, de distribuí-lo”.
Segundo o texto, o objetivo dos antigos: “Era a distribuição do poder político entre todos os cidadãos de uma mesma pátria: era isso que eles chamavam de liberdade.”
Já o objetivo dos modernos, também referente ao texto: “É a segurança nas fruições privadas: eles chamam de liberdade às garantias acordadas pelas instituições para aquelas fruições.
Em outras palavras, modernamente, não pode mais haver liberdade na distribuição do poder entre todos, mas liberdade pela fruição pacífica da independência privada garantida por instituições. Como um liberal, Constant considerava que esses dois objetivos estavam em contraste entre si. Ele dizia que não se pode usufruir da liberdade dos antigos que era constituída pela participação ativa e constante no poder coletivo. Que a nossa liberdade deveria, ao contrário,