Revolução industrial
Uma nova forma de produção:
Chamamos de Revolução Industrial o processo de transformação da organização social e econômica ocorrida na Inglaterra no século XVIII. Esse processo provocou mudança na forma de produzir, transforma e comercializa mercadorias, e na maneira de viver e trabalhar as pessoas.
A Revoluçao Industrial ocorreu inicialmente na Inglaterra, porque se encontravam em condições sócias, econômicas, políticas e tecnológica favoráveis.
O governo da Inglaterra acumulou grandes riquezas ao longo do século XVIII, sobretudo com o tráfico de escravos, a exploração colonial e a pirataria. Assim durante o século seguinte, esse reino possuía grande disponibilidade de capitais para aplicar na industrialização. Grande parte do seu poderio foi conquistada após o Ato de Navegação e a Revolução Gloriosa.
O Ato de Navegação foi um conjunto de decretos baixados por Oliver Cromwell em 1651. Esses decretos estabeleciam que apenas navios igleses podiam realizar o transporte de produtos procedentes da Inglaterra ou a ela destinados.
Essas medidas acabaram por conferir a Inglaterra o domínio do transporte marítimos e, conseqüentemente, do comercio mundial. O governo da Inglaterra possuía muitas colônias que eram ao mesmo tempo, um mercado consumista de produtos manufatureiro e um fonte fornecedores de matéria prima.
Alem do capital e das condições políticas, os ingleses tinham disponibilidade de Mao de obra.
Nos séculos XVII E XVIII muitos nobres ingleses haviam expulsados milhares de camponeses de suas terras para transformá-las em pastagens para a criação de ovelhas, cujo a lã era vendida como matéria-prima para a produção de tecidos.
Esses processos, conhecidos como cercamento, provocou uma grande migração do campo para as cidades. Chegando muitos trabalhadores tinham basicamente uma opção: submeter-se ao trabalho nas fábricas em troca de baixos salários.
Duas outras circunstâncias contribuíram para o processo de industrialização da