revolução industrial
SALVADOR 2014
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Docente: Maria Helena
Discentes: Amanda Siqueira Jhonatas Almeida Luís Marcel Mariana Rauédys Samara Rebello
SALVADOR 2014
RESUMO
A Revolução Industrial ocorrida na Inglaterra integra o conjunto das "Revoluções Burguesas" do século XVIII, responsáveis pela crise do Antigo Regime, na passagem do capitalismo comercial para o industrial.
Em seu sentido mais pragmático, a Revolução Industrial significou a substituição da ferramenta pela máquina, do artesanato e da manufatura para a indústria e contribuiu para consolidar o capitalismo como modo de produção dominante. Esse momento revolucionário, de passagem da energia humana para a máquina, é o ponto culminante de uma evolução tecnológica, social, e econômica, que vinha se processando na Europa desde a Baixa Idade Média.
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
A Revolução industrial começa na Inglaterra, em meados do século XVIII. A Inglaterra adianta sua industrialização em 50 anos em relação ao continente europeu e sai na frente na expansão colonial.
A Inglaterra possuía uma série de condições históricas favoráveis para que a Revolução Industrial acontecesse, dentre as quais, destacaram-se: a grande quantidade de capital acumulado durante a fase do mercantilismo; o vasto império colonial consumidor e fornecedor de matérias-primas, especialmente o algodão; a mudança na organização fundiária, com a aprovação dos cercamentos (enclousures) responsável por um grande êxodo no campo, e consequentemente pela disponibilidade de mão-de-obra abundante e barata nas cidades.
Outro fator determinante foi à existência de um Estado liberal na Inglaterra, que desde 1688 com a Revolução Gloriosa que transformou a Monarquia Absolutista inglesa em Monarquia Parlamentar, libertando a burguesia de um