revolução industrial
Disciplina: história
Série: 8º ano 81
Revolução Industrial
No século XVIII ocorreram importantes inovações tecnológicas como a maquina de filiar, e a vapor. E com isso ocorreram grandes transformações no modo de organizar a sociedade e o trabalho, dando inicia assim a Revolução Industrial. A Revolução Industrial estava modificando cada vez mais a vida das pessoas. Ela difundiu-se pelos Estados Unidos e pólo continente europeu. A tecnologia começou a tomar lugar no mundo, e fazer a substituição do homem ou animal, pelas máquinas geralmente movidas a vapor. No sistema doméstico da manufatura, o artesão trabalhava em casa, auxiliado pela família, produzindo a encomenda de um empresário que lhe fornecia a matéria-prima e combinava a realização de determinada tarefa em troca de um pagamento. Cada artesão ficava encarregado de uma tarefa especifica no processo de produção, deixando de ter o domínio integral da produção dos artigos manufaturados.
Entendimento: O tópico fala que as tecnologias deram inicio a revolução industrial, trazendo novos costumes e alterando o dia-a-dia das pessoas substituindo (não totalmente) o homem pela máquina.
A Inglaterra sai na frente
Os burgueses ingleses conseguiram acumular capitais por meio da exploração comercial nas colônias da America e da áfrica e, também, das comerciais com outros Estados europeus. No século XVIII quando a Inglaterra estava em um ótimo estado militar, o governo aprovou leis que beneficiavam a burguesia. Com a diminuição de juros, conseqüentemente os burgueses investiram na criação de novas fábricas. Promovendo assim a industrialização das cidades.
Os burgueses ingleses realizaram os chamados cercamentos das terras comunais, transformando em grandes propriedades privadas. Essas propriedades tiveram fins comerciais, como a produção de carneiro para o fornecimento de lã. Os