Revolução industrial
TURMA: 10º11
Nº25
O que foi a revolução industrial?
A mais profunda transformação espacial ocorreu com a introdução da indústria moderna na Inglaterra, que marcou o início do Capitalismo industrial.
Tudo isso modificou as relações sociais e territoriais, difundiu cultura e técnica, aprofundou a competição entre os povos, concentrou a população no espaço urbano e provocou o crescimento cada vez maior das cidades.
Com a invenção da máquina a vapor, em 1769, a produção industrial teve grande impulso.
Nas fábricas, os trabalhadores eram obrigados a trabalhar no ritmo definido pelas máquinas.
Outra parte da mão-de-obra disponível foi requisitada para o trabalho nas minas de carvão. Ao mesmo tempo, estabeleceu a divisão internacional do trabalho entre os países industriais e as regiões fornecedoras de produtos agrícolas e minerais.
A MÁQUINA A VAPOR
É a denominação dada a qualquer motor que funcione pela transformação de energia térmica em energia mecânica através da expansão do vapor de água. A pressão adquirida pelo vapor é utilizada para deslocar êmbolos que permitem o movimento das rodas de potentes locomotivas. Pode ainda ser empregada, pela transformação em energia cinética, ou energia de movimento, em imensas turbinas que impulsionam geradores eléctricos e gigantescos transatlânticos. Bombas, bate-estacas e muitas outras máquinas são comandadas por máquinas a vapor.
O desenvolvimento da máquina a vapor no século XVIII contribuiu para a expansão da indústria moderna.
Até então, os trabalhadores eram executados na dependência exclusiva da potência dos músculos dos operários e da energia animal, do vento ou da água.
O capitalismo é?
O No século XVIII, a Europa passa por uma mudança significativa no que se refere ao sistema de produção. A Revolução Industrial, iniciada na Inglaterra, fortalece o sistema capitalista e solidifica suas raízes na Europa e em outras regiões do mundo.
A Revolução Industrial modificou