REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
“O conjunto de transformações técnicas e econômicas que caracterizam a substituição de energia física pela energia mecânica, da ferramenta pela máquina eda manufatura pela fábrica no processo de produção capitalista”.(Engelf, 1845)
COMO ERA ANTES...
- A atividade produtiva era feita pelos artesãos, que eram proprietários da matéria-prima ecomercializavam o produto final do seu trabalho manual.
- Uso de poucas ferramentas.
- Um único artesão realizava todo o trabalho.
Evolução do Processo Produtivo
ARTESANATO: Produção de caráter familiar,na qual o artesão possuía os meios de produção (era o proprietário da oficina e das ferramentas) e trabalhava com a família em sua própria casa, realizando todas as etapas da produção, desde opreparo da matéria-prima, até o acabamento final.
MANUFATURA: Devido a ampliação do mercado consumidor, o artesão aumentou a produção e o comerciante passou a dedicar-se à produção industrial.
Omanufatureiro distribuía a matéria prima e o artesão trabalhava em casa, recebendo pagamento combinado.
MAQUINOFATURA: O artesão agora é trabalhador da fábrica e estava submetido ao regime de funcionamento damáquina e à gerência do empresário. Não já tem controle pessoal sobre a sua produção. Foi nessa época que se consolidou a revolução industrial.
A FÁBRICA
* As fábricas do início da RevoluçãoIndustrial eram ambientes com péssima iluminação, abafados e sujos. As condições de trabalho eram precárias.
* Os salários recebidos pelos trabalhadores eram muito baixos
* Chegava-se a empregaro trabalho infantil e feminino.
* A jornada de trabalho chegava até a 18 horas por dia e estavam sujeitos a castigos físicos dos patrões.
* Não havia direitos trabalhistas. Quandodesempregados, ficavam sem nenhum tipo de auxílio.
* Havia muitas falhas na execução dos processos e muito desperdício de tempo e matéria