revolução industrial
TEXTO 1
“A historia do pensamento econômico” Robert Heilbroner (1996)
O capitulo começa com o autor questionando como o homem, 1 ser altamente individualista acaba descobrindo que trabalhar em grupo é melhor para sua sobrevivência. O autor tenta explicar no texto a origem da organização econômica da sociedade através dos tempos.
França 1305: Feira com produtos vindos de diversos lugares. O que chama a atenção na historia são os livros de anotações de 1 comerciante falando o que foi vendido, o valor e quem deve a ele.
Principio de algum tipo de contabilidade, cálculos feitos quase sempre em algarismos romanos (império romano ocidental sentou na graxa lá pras bandas de 500 A.C). “Somas geralmente saem erradas, a divisão é um mistério, e o uso do zero ainda não foi claramente entendido”.
Transportes de mercadorias feitas de forma muito precária, “a qnt total de mercadorias q chegam a frança durante 1 ano, não encheria 1 moderno trem de carga, e a qnt transportada pela grande frota veneziana não encheria 1 navio cargueiro moderno”. (bando de NOOB)
Alemanha fins de 1550: Outro comerciante (ou o mesmo com + de 200 anos) reclama que “a cada + ou – 16 Km tinha que pagar pedágio, e em uma viagem pagou 31 tributos” (e eu reclamando dos 2 pedágios na free way pro litoral). Isso acontecia pq para trafegar entre as cidades ele passava por (uma caralhada) de feudos, e cada Sr. Feudal, cobrava 1 tributo para passar por suas terras e estradas.
(O Highlander) também reclamava que “cada comunidade (feudo) que visitava tinha sua própria moeda, normas, regulamentos, leis e organização. Só na região ao redor de Baden (acho que algum lugar da Alemanha) há 112 medidas de comprimento diferente, 123 medidas de líquidos, 80 tipos de pesos” (e por ai vai).
A idéia é a mesma dos pedágios, cada feudo tinha suas regras e normas e quem ia comercializar ali tinha que seguir as normas (dançar conforme a musica). 1 exemplo são as medidas de