revolução industrial e francesa
2. A situação em França era de extrema injustiça, era estratificada e hierarquizada. Na época do antigo regime. Era formado pelos trabalhadores urbanos camponeses e pequena burguesia comercial. Havia falta de democracia, pois os trabalhadores não podiam voltar, nem dar opiniões na forma de governo. A revolução francesa foi um grande marco na história, significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza.
3. O povo ganhou mais autonomia e os seus direitos passaram a ser respeitados. O terceiro estado começa a transformar-se e os partidos começaram a surgir com opiniões diversificadas. Os girondinos representavam a alta burguesia. Os jacobins representavam a baixa burguesia e defendiam uma maior participação popular no governo. A liberdade económica abria caminho a concentração de empresas.
4. É o conjunto de transformações técnicas e económicas que se iniciaram em Inglaterra na segunda metade do século XVIII e ao longo do século XIX que se espalharam por toda a Europa e América do Norte.
5. A principal particularidade dessa revolução foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas. A invenção da máquina a vapor foi uma das grandes invenções desta Revolução Industrial. Porém, trata-se de um processo lento, que gerou transformações econômicas, políticas e sociais.
6. A revolução industrial iniciou-se com o domínio do fogo e das técnicas de agricultura, causando as primeiras grandes renovações no comportamento social do ser humano. A agricultura fixou o homem em pontos estratégicos, garantindo uma subsistência mais duradoura. Ao desfrutar de interesses comuns, ele se organizou socialmente e passou a defender com mais empenho o seu território.
7. - Surgimento de teorias opostas ao capitalismo. -Desenvolvimento das ideias do liberalismo económico. - Fortalecimento do capitalismo. - Crescimento económico. - Trabalho assalariado.