Revolucao Francesa Industrial
A revolução francesa foi um grande marco que iniciou a idade contemporânea, ocorreu durante o século XVIII. Naquela época a França estava dividida em 3 grupos sociais: Clero, Nobreza e povo (a burguesia fazia parte do povo). O Rei Luís XVI governava de forma absoluta o país.
Um dos motivos da revolução foi que o 3ª estado (povo) bancava o 1º e 2º estado, o que causou revolta na população que lutava por igualdade perante a lei, as ideias do iluminismo foram abraçadas pelo 3º estado.
Por motivos relacionados a política houve conflitos entre privilegiados (clero e nobreza) e povo, como o acontecimento pós reunião da Assembleia no palácio de Versalhes, que resultou na saída do 3º estado na Assembleia dos Estados Gerais.
Em 14 de julho de 1789 os parisienses invadiram e tomaram a Bastilha (prisão) que representava o poder absoluto do rei, já que era lá que ficavam os inimigos políticos dele. Esse episódio ficou conhecido como "A queda da Bastilha".
Em 1791, foi concluída a constituição feita pelos membros da Assembleia Constituinte, que acabou com os privilégios do clero e nobreza.
A Revolução Francesa foi a época onde o absolutismo começou a “ficar para trás”, e onde o povo começou a exigir seus direitos como cidadão. Um grande marco na humanidade.
Revolução Industrial
A Revolução Industrial começou na Inglaterra e foi a época em que o homem começou a dar importância para a indústria, com a criação da máquina a vapor. Com as máquinas a produção de mercadorias foi mais rápida e lucrativa, o que chamou atenção dos burgueses, que começaram a investir nas indústrias.
O desenvolvimento industrial arruinou os artesãos, pois os produtos eram confeccionados com mais rapidez nas fábricas. A valorização da ciência incentivou o homem a inventar máquinas. O governo inglês dava muita importância à educação e aos estudos científicos e isso também favoreceu as descobertas tecnológicas.
A Revolução Industrial trouxe riqueza para os burgueses, porém, os