Revolução industrial a enfermagem
Essas transformações tecnológicas assumiram fundamental importância na sociedade contemporânea, elas fizeram com que novas formas de organização fossem feitas, novas relações de trabalho, influenciando as qualificações profissionais e as relações sociais com significado de eficiência e qualidade.
A tecnologia em saúde, material ou não, compreende os saberes específicos, procedimentos técnicos, instrumentos e equipamentos utilizados nas práticas de saúde. Estes, ao mesmo tempo em que constituem meios de trabalho dos diferentes profissionais de saúde, representam um dos itens para a manutenção e ampliação da escala de produção capitalista.
Atualmente, as transformações tecnológicas em relação à saúde se encontram cada vez mais rápidas, colocando á disposição dos profissionais e usuários, os mais diversos tipos de tecnologia, tais como: a descoberta dos raios-X, no final do século XIX e sua aplicação com fins diagnósticos no inicio do século XX, com isso foi presenciado nessa geração o aparecimento da ultrassonografia, da tomografia computadorizada e da ressonância nuclear magnética.
Na década de 30 houve no Brasil o aceleramento das inovações tecnológicas no setor da saúde, tais como, repercussões no ensino médico e na infra-estrutura de saúde. Devido à pressão dos países já industrializados
Nos anos 50 iniciou-se a industrialização da medicina, já na década de 60 estabeleceu o discurso hegemônico da racionalidade que tinha como objetivo expandir a assistência curativa no âmbito hospitalar.
A década de 70 foi marcada pelo fortalecimento do setor saúde como um novo setor industrial quando a produção de equipamentos e fármacos passou a absorver grandes quantias da renda do país. No entanto, essa incorporação tecnológica não