ENFERMAGEM MODERNA
As Práticas De Saúde No Mundo Moderno Analisam As Ações De Saúde E De Enfermagem, Esta Análise Inicia-Se Com A Revolução Industrial.
A Revolução Industrial Iniciada Em 1760 E Que Persistiria Até Os Dias De Hoje Foi Inegavelmente Impulsionada Pela Melhoria De Condições Dos Meios De Comunicação E Do Trafego Terrestre E Marítimo Que, Ao Lado Das Grandes Descobertas, Aceleram A Expansão Econômica E Científica Dos Vários Países Da Europa, América E Ásia. Essas Revoluções Marcaram O Inicio Da Era Moderna.
O Avanço Da Medicina Vem Favorecer A Reorganização Dos Hospitais. É Na Reorganização Da Instituição Hospitalar E No Posicionamento Do Médico Como Principal Responsável Por Esta Reordenação, Que Vamos Encontrar As Raízes Do Processo De Disciplina E Seus Reflexos Na Enfermagem, Ao Ressurgir Da Fase Sombria Em Que Esteve Submersa Até Então.
Naquela Época, Estiveram Sob Piores Condições, Devido A Predominância De Doenças Infecto-Contagiosas E À Falta De Pessoas Preparadas Para Cuidar Dos Doentes. Os Ricos Continuavam A Ser Tratados Em Suas Próprias Casas, Enquanto Os Pobres, Além De Não Terem Esta Alternativa, Tornavam-Se Objeto De Instrução E De Experiências Que Resultariam Num Maior Conhecimento Sobre As Doenças Em Benefício Da Classe Abastada.
É Neste Cenário Que A Enfermagem Passa A Atuar, Quando Florence Nightingale É Convidada Pelo Ministro Da Guerra De Inglaterra Para Trabalhar Junto Aos Soldados Feridos Em Combate Na Guerra Da Criméia.
Florence Nightingale, É Considerada A Fundadora Da Enfermagem Moderna, Foi Uma Referência Na Enfermagem. Nascida A 12 De Maio De 1820, Em Florença, Itália, Era Filha De Ingleses. Possuía Inteligência Incomum, Determinação E Perseverança, O Que Lhe Permitia Dialogar Com Políticos E Oficiais Do Exército, Fazendo Prevalecer Suas Ideias.
Ao Longo De Toda A Guerra Da Criméia, Florence Conseguiu Reduzir As Taxas De Mortalidade Entre Os Soldados Britânicos, Através De Seus Esforços Como Enfermeira E, Provando A