Perguntas e Resposta sobre os Norteadores da Idade Moderna na Enfermagem
R- Na Grécia o tratamento das doenças estava relacionado à mitologia. Os Gregos invocavam os deuses para obter o bem-estar físico, faziam tratamentos e regimes recomendados e acatavam outras instruções para não ficar enfermos. Já os enfermos acorriam aos templos para pedir ajuda aos deuses e lá permaneciam. Apolo, o deus do sol, era venerado como deus da saúde e da medicina.
2° Explicar quem era Hipócrates e seus ensinamentos.
R-Hipócrates, apesar de pertencer a uma família seguidora de Apolo e Esculápio, separava as divindades e seus mistérios ao tratar de seus doentes. Passou a estudar o lado biológico do indivíduo e afirmava que a medicina deveria basear-se em experiências, isto é, na observação crítica da natureza e dos fenômenos dos órgãos humanos. Afirmava também que a doença era parte de um processo natural e não sobrenatural. Então dissociou a medicina das superstições e a ele foi atribuído o título de Pai da Medicina.
4° Explicar por que os hospitais eram localizados em torno de igrejas e mosteiros
R- Com o crescimento do fervor religioso muitos cristãos passaram a dedicar sua vida à prática da caridade dando origem a inúmeras congregações religiosas. Essas congregações construíram diversos hospitais, sempre nas vizinhanças de igrejas e mosteiros, para dar assistência a homens e mulheres que tinham como vocação cuidar de pobres e doentes em busca da salvação eterna.
5° Descrever quem foram as matronas romanas.
R-Helena: mãe de Constantino, o Grande (imperador romano, que construiu Constantinopla), é considerada a primeira matrona, que ao adotar o cristianismo passou a se dedicar aos necessitados.
Marcela: transformou seu palácio em mosteiro para mulheres, que foi considerado o primeiro cristão de Roma. Ela ensinava a cuidar dos enfermos, sendo considerada a primeira enfermeira educadora.
Fabíola: amiga de Marcela, depois de um casamento infeliz, converteu-se ao cristianismo e fundou o primeiro hospital