O CORPO
M1Aa
Vitor Rosa
INTODUÇÃO
O corpo é um dos principais assuntos tratados no mudo da arte até os dias atuais e isso não é surpresa para ninguém. Ao longo das épocas podemos perceber vários artistas renomados utilizaram a forma de retratar o corpo para o seu trabalho, nesse trabalho que ira vir a seguir irei citar alguns artista de algumas épocas, arte egípcia, arte na Grécia Antiga, a renascença e a atualidade a arte contemporânea.
Na arte egípcia não encontrei um artista, mas vou citar a razão deles representarem assiduamente o corpo humano. Na Grécia antiga escolhi Policleto, o artista da renascença que escolhi foi Leonardo Da Vinci e o da atualidade foi Ron Mueck.
Arte egípcia
Não achei um artista egípcio então vou explicar o que eles entendiam de como representar o corpo. Os egípcios mantinham a proporcionalidade do corpo humano. Ao representá-lo tratavam cada parte como se fosse única, mostrando cada uma delas em seu melhor ângulo. É como se a imagem fosse observada de vários pontos ao mesmo tempo. A razão dos egípcios utilizarem muito a imagem humana era uma que ela espécie de coisa especial, uma coisa para marcar pessoas importantes como faraós, etc.
Observando a imagem, podemos perceber que:
O peito é feito de frente, dos ombros às ancas.
O rosto é sempre representado de perfil, de maneira que se perceba claramente o nariz e uma das orelhas.
Os olhos são vistos de frente; os braços podem aparecer lado a lado, ou ao lado do corpo.
As mãos, grande parte das vezes, são exibidas espalmadas, tendo todos os dedos o mesmo comprimento.
As pernas estão também de perfil e quase não se diferenciam dos pés.
Os pés, por estarem de lado, apresentam somente o primeiro dedo e, muitas vezes, nem esse.
Policleto
Policleto foi um artista grego que provavelmente viveu entre c. 460 e c. 420-410 A.C esta é uma das únicas coisas que se sabe sobre a vida dele e mesmo assim não com certeza absoluta, isso é em base das suas