advpl
O Servidor Protheus gera um arquivo único no momento da compilação, chamado de RPO (Repositório Protheus de Objetos). Este RPO é lido e executado dinamicamente de forma análoga aos módulos HRB encontrados no Harbour, atualmente a implementação xBase mais importante em atividade.
Atualmente, a tecnologia Protheus está na sua versão "10 1.2", sendo o "10" referente à tecnologia da Build (executáveis) e o "1.2" referente às regras de negócio (Financeiro, Faturamento, etc.) - Release 1.2, programadas em AdvPL, trabalhando na parte servidor em plataformas Unix e Windows e, na parte cliente, em plataformas Windows e Linux.
É uma linguagem derivada, de linhagem antiga (originou-se da Clipper, que derivou-se da Clipper Summer, que derivou-se da dBase III for MS-DOS, que por sua vez, é uma migração da dBase II CP/M). As raízes da linguagem, portanto, datam de há mais de três décadas. Trata-se de uma pseudo-linguagem de programação (uma linguagem derivada de outra linguagem), e nos últimos anos ela vem sendo aprimorada com a inclusão de diversas bibliotecas e interfaces gráficas. Apesar de ter orientação a objetos de forma simplificada, seu paradigma é basicamente procedural. Para realizar uma entrada de dados com validação, por exemplo, requer sequências lineares de instruções,