Econômia
ALUNA : INGLITTY GONÇALVES FERREIRA
PROF : FELIPE
DISCIPLINA : ECONOMIA BRASILEIRA
ASSUNTO : BALANÇA COMERCIAL BRASILEIRA,
EXPORTAÇÃO E IMPORTAÇÃO DOS ANOS 90/2000
A década de 90 foi palco de mudanças significativas de comércio exterior brasileiro . O período se caracterizou por um processo de abertura comercial abrangente, que se iniciou no governo Collor e se estendeu até o governo Fernando Henrique. A integração comercial brasileira vem ocorrendo no contexto de uma nova ordem mundial, a globalização baseada nos moldes do chamado “Novo Regionalismo”, que se caracteriza principalmente pela integração de países através de acordos bilaterais e multilaterais( zonas livres de comércio, uniões aduaneiras e mercados comuns).
Abertura comercial brasileira
O ritmo do processo de abertura adotada pelo Brasil na segunda metade deste século vem sendo ditado pela realidade econômica e política de cada momento. O país assumiu posturas ora protecionistas ora mais liberais,de maneira a administrar questões internas como déficits na balança comercial,vulnerabilidade de segmentos industriais,controle de preços,flutuações no Câmbio,questões políticas e diplomáticas etc.Num primeiro período,entre 1957 e 1998, “a estrutura tarifária no Brasil caracterizou-se pela vigência de dispersão,média e modal elevadas pela incidência de redundância em toda cadeia produtiva,decorrente da proliferação de regimes especiais de importações e de barreiras não-tarifárias e por uma expressiva estabilidade das aliquotas”.Esse período caracterizou-se pelo protecionismo atrelado á política de substituição de importações (principalmente na década de 70,devido a crise do petróleo).
Depois,entre 1988 e 1993,realizou-se amplo processo de liberação comercial no qual se concedeu maior transparência á estrutura de proteção,eliminaram-se as principais barreiras não-tarifárias e reduziram-se