os percursores da enfermagem moderna
R: A Roma era muito boa na engenharia, e para prevenir as pessoas de ficarem doentes construíram redes de esgoto, sepultamento de mortos, casas bem ventilada e também construíram hospitais para cuidar de guerreiros e gladiadores. Já a Grécia era relacionada no cuidar dos doentes, a saúde, a moral, dever a hospitalidade, culto e beleza. Eles vigiavam os doentes, faziam tratamentos, seguiam regimes recomendados e acatavam outras instituições para não ficar enfermos.
Tudo isso foi fundamental para o modelo de saúde que temos nos dias de hoje.
2- Na civilização antiga, quem foi o personagem mais importante para o desenvolvimento do conhecimento da saúde? Quais são os ensinamentos que perduram até os dias atuais?
R: o personagem mais importante para o desenvolvimento da saúde foi Hipócrates o primeiro pai da enfermagem. Uns de seus ensinamentos que perduram ate os dias de hoje são: observar os doentes e seus sinais e sintomas, estudar o lado biológico de cada pessoa, ensinava que era necessário investigar a historia do paciente e que os sintomas de cada individuo são reações do organismo.
3- Quem foram às matronas? Quais foram às contribuições que auxiliara a enfermagem a tornar-se uma profissão, com conhecimentos e saberes próprios?
R: As matronas foram às mulheres nobres (ricas), elas transformavam seus palácios em abrigos para os doentes. Tinha grande preparo intelectual, cuidava dos doentes, sabia ouvir, convola-los, ensina-los e sabia se envolver com a família dos doentes. (surgiram com o cristianismo).
4- Por que São Vicente de Paulo foi, na era cristã, uma personalidade fundamental para a construção do conhecimento da enfermagem? Quais foram suas contribuições?
R: ele foi fundamental para o conhecimento da enfermagem pois fundou a congregação das Irmãs de caridade junto com sua seguidora Sta. Luiza de Marillac. E