Revolução Industrial, Inconfidência Mineira e Conjuração Baiana
A substituição das ferramentas pelas maquinas, da energia humana pela energia matriz e do medo de produção doméstico pelo sistema fabril constituiu a Revolução Industrial.
Aconteceu na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e encerrou a transição entre feudalismo e capitalismo, completou o movimento da revolução burguesa iniciada na Inglaterra século XVII.
Etapas da Revolução Industrial (divide-se em 3):
- De 1760 à 1850 a Revolução se restringe à Inglaterra, a “oficina do mundo”. Preponderam a produção de bens de consumo especialmente têxteis e a energia a vapor.
A primeira fase é o artesanato, onde cada artesão era dono de suas ferramentas, controlava o ritmo de produção e determinava o valor final de cada produto.
1850 à 1900- Espalha-se por Europa, América e Ásia, cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolvem, as ferrovias se expandem, surgem novas formas de energia, como a hidrelétrica e a derivada do petróleo. O transporte também se revoluciona com a invenção da locomotiva e do barco à vapor.
Na segunda fase surgem as primeiras manufaturas, os capitalistas controlavam o processo produtivo, eram os donos das fabricas e determinavam o ritmo da produção e do valor final das mercadorias.
Os trabalhadores só recebiam salário mensal, possuíam apenas sua força de trabalho, e a vendia aos empresários para produzir mercadorias em forma de salários.
De 1900 até hoje- Surgem muitas industrias e multinacionais. A produção se automatiza surge a produção em série e cresce a sociedade de consumo, com a expansão dos meios de comunicação.
Avançam a indústria química e eletrônica, a energia genética, a robótica.
Na terceira fase, a área industrial, a partir de 1950 a Inglaterra cria a máquina a vapor, e da um grande salto no desenvolvimento tecnológico. O pioneirismo inglês, deu-se devido seu subsolo possuir grandes reservas de carvão mineral (principal fonte de energia mineral).
Havia grandes reservas de