trabalho
Professora: Dulceli Tonet Estacheski
Faculdade: Estadual de Filosofia Ciências e Letras – Campus União da Vitória
TRABALHO DE DIDATÍCA DA HISTÓRIA
FAFIUV
UNIÃO DA VITÓRIA
PARANÁ
Aula Oficina
Trabalharemos com a 2°. série do ensino médio onde ministraremos cinco aulas oficina sobre “A Crise do Sistema Colonial” abordando os seguintes temas:
• As rebeliões no Brasil Colonial
• A Conjuração Mineira – 1789
• A Conjuração Baiana – 1798
Essas aulas terão uma lógica a ser seguida.Nas duas primeiras aulas começaremos explicando o tema, durante a explicação, estes poderão intervir com dúvidas e colocações. Nas outras duas aulas, pediremos para os alunos que façam um texto sem consulta e individualmente sobre o tema exposto nas aulas anteriores, este terá peso de 2,0 pontos. Em seguida distribuiremos um documento para que os alunos façam uma analise deste, onde será realizado em conjunto aluno-professor. Na ultima aula faremos uma pequena avaliação com peso de 5,0 pontos. Também valerá nota à participação nas atividades propostas somando os outros 3,0 pontos.
Os textos utilizados para a explicação do tema, o documento e a prova, estarão colocados logo abaixo em anexo.
Anexos:
Texto explicativo
A CRISE DO SISTEMA COLONIAL NO BRASIL
A efervescência cultural e as grandes transformações políticas em curso no mundo ocidental na passagem do século XVIII para o XIX têm repercussão no Brasil. Na França, é a época do iluminismo, quando o pensamento liberal se rebela contra as instituições do antigo regime. Na Inglaterra, a revolução industrial transforma rapidamente as tradicionais estruturas econômicas. A independência dos Estados Unidos, em 4 de julho de 1776, primeira grande ruptura do sistema colonial europeu, torna-se um modelo para as elites nativas das demais colônias do continente. No Brasil, os pesados impostos, as restrições ao livre comércio e as