Revolução indusstrial
A Revolução Industrial teve início na Inglaterra (Reino Unido). Em meados do séc. XIX, a industrialização já estava difundida na Europa Ocidental e no nordeste dos EUA.
A Revolução Industrial foi um momento decisivo na história da humanidade. Transformou a sociedade rural e agrícola do mundo ocidental em uma sociedade basicamente urbana e industrial. A industrialização trouxe muitos benefícios materiais, mas gerou também um grande número de problemas que ainda afligem o mundo moderno, como os danos ao meio ambiente. Além disso, a modernização tecnológica tornou obsoletas diversas formas de trabalho, gerando um desemprego crescente.
Condições de Vida. Antes da Revolução Industrial, menos de 10% da população europeia vivia nas cidades. Havia poucas indústrias em toda a Europa Ocidental. A maioria dos produtos manufaturados era feita em casas situadas nas zonas rurais. Comerciantes da burguesia distribuíam as matérias-primas aos trabalhadores e recolhiam os produtos acabados. Os burgueses eram donos das matérias-primas, pagavam pelo trabalho realizado e procuravam mercado para seus produtos.
O modo de vida variava pouco de uma geração para outra, e a maioria dos filhos seguia o ofício dos pais. Os trabalhadores e lavradores não tinham voz ativa no governo. Em muitos países, não havia nem mesmo eleições.
Máquina de fiar, que acelerou a fabricação de tecidos no início da Revolução Industrial.
Crescimento. A Revolução Industrial foi desencadeada por várias razões. O Reino Unido possuía grandes jazidas de carvão e ferro, as duas riquezas naturais das quais dependia em grande parte a industrialização, no início. Em meados do séc. XVIII, o país tornou-se a primeira potência colonial do mundo. As colônias inglesas forneciam não apenas matérias-primas como