Revolução francesa
(...) Não devemos procurar aqui a ação dos partidos. Eles agiram, mas fizeram muito pouco.
A causa real, certa, para as mulheres, para a multidão mais miserável, foi uma só, a fome. Tendo desmontado um cavaleiro, em Versalhes, mataram o cavalo e comeram-no quase cru.
(...) O que há no povo de mais povo, quero dizer, de mais instintivo, de mais inspirado, são, por certo, as mulheres. Sua ideia foi esta: "Falta pão, vamos buscar o rei; se ele estiver conosco, cuidar-se-á para que o pão não falte mais. Vamos buscar o padeiro!"
(Jules Michelet. "História da Revolução Francesa", 1989.)
Sobre aquele momento da Revolução Francesa, é correto afirmar:
a) o povo, constituído principalmente de funcionários da nobreza, acreditava que era necessário separar o rei da corte, para que se pudessem fazer as reformas econômicas.
b) a Assembleia havia assinado a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão e o povo acreditava que o rei era seu aliado para resolver o problema da circulação de cereais.
c) os revolucionários estavam negociando com o rei a assinatura de sua deposição, visando a instalação de uma
República na França.
d) o rei e a rainha eram vistos como inimigos do povo e cúmplices da aristocracia, responsabilizada pela crise econômica. e) o rei escolhera ficar em Versalhes, com a finalidade de proteger a nobreza dos ataques do povo.
2. A chamada Primeira República (1792-1795) marca o período de maior radicalização política do processo revolucionário na França, iniciado em 1789. Dentre as organizações políticas e institucionais atuantes na Primeira
República, NÃO é correto referir:
a) o Comitê de Salvação Pública.
b) o Código Civil.
c) o Tribunal Revolucionário.
d) o Partido Jacobino.
e) a