revolução francesa
E o que seria a Revolução Industrial?
E o que seria a Revolução Francesa?
Revolução industrial, significou um conjunto de transformações em diferentes aspectos da atividade econômica, que antes passou por algumas mudanças no processo produtivo, o Sistema Domestico, a Manufatura, o Sistema fabril.
Sistema Domestico
Um intermediário entrega ao artesão a matéria prima, que este trabalha em sua própria casa, geralmente com suas próprias ferramentas, transforma em produto acabado, do qual o intermediário se apodera.
Corporações - Associações – Sistema de cooperativismo
Tinham como função de fixar o preço dos produtos, controlar a qualidade das mercadorias, a quantidade da matéria prima e fixar o salário do trabalhador.
Eram unidades de produção em que havia a divisão do trabalho, para regulamentar o processo produtivo artesanal nas cidades, essas divisões eram hierárquicas: mestres, oficiais e aprendizes. Uma vez que o trabalhador não fizesse parte de nenhuma corporação, também não podia exercer sua função independente, se desobedecesse fazendo trabalho extra eram expulsos da cidade.
Na corporação não existia concorrência, eles usavam a mesma técnica, o mesmo material, para determinado produto, fazendo a política do preço justo.
Os comerciantes manufatureiros obtiam cada vez mais lucros gerando um aumento de riqueza de uma nova classe, a burguesia.
BURGUESIA= Patrões
NOBREZA= Reis
PROLETARIOS= Eram os aprendizes, ele não tem nenhum meio de vida exceto sua força de trabalho.
TRABALHADORES= A diferença do proletário é que o trabalhador pode vender a força do seu trabalho.
Sistema Manufatura
A manufatura significou um grande progresso em relação a produção artesanal, na medida que os trabalhadores são reunidos sobre um teto e participam, em conjunto e segundo um plano, da