Revolução Francesa
Professora: Lurdes
Nome: Amanda Souza Gomes
Turma: 201
A Revolução Francesa
Florianópolis sc
22/05/2012
Introdução
Revolução Francesa é o nome dado ao conjunto de acontecimentos que, entre 5 de maio de 1789 e 9 de novembro de 1799, alteraram o quadro político e social da França. Veremos o que ocasionou e as fases da Revolução Francesa.
A Revolução Francesa
As causas da Revolução Francesa podem ser divididas em quatro grupos: políticas, econômicas, sociais e intelectuais. A revolução foi apenas o resultado de um ambiente construído a partir destes diversos fatores. Entre estes, podem-se destacar o envolvimento da França em várias guerras, os altos gastos da Corte de Luís XVI de França, o antigo regime francês, a ascensão da burguesia, a manutenção do mercantilismo e os ideais do Iluminismo.
O estopim para a Revolução Francesa se deu devido a situação da França em 1787, após o colapso financeiro no ano anterior. O país acumulou vultosa dívida e sua renda era suficiente apenas para pagar os juros e os custos da Corte. A fim de angariar mais fundos para pagamento das dívidas, Luís XVI buscou implantar um novo imposto sobre a propriedade dos notáveis - nobreza e clero -, o que foi rejeitado pela Assembleia dos Notáveis, e fez com que o rei convocasse a Assembleia dos Estados Gerais em 1789, instituição que não era reunida desde 1614.
A revolução francesa foi um movimento político e social ocorrido no final do século XVIII e o principal objetivo era derrubar o Antigo Regime e instalar a democracia que pudesse representar e assegurar todos os direitos dos cidadãos.
Essa revolução na França ainda é considerada o acontecimento mais importante da historia contemporânea. A revolução foi inspirada pelas idéias iluministas. O lema era ‘’ Liberdade, Igualdade e Fraternidade’’. Essa idéia se espalhou ao redor do mundo e colocou a baixo os regimes que eram