Revolução Francesa
A Revolução Francesa marca o início da Idade Contemporânea.
A queda da Bastilha é um dos maiores símbolos da Revolução Francesa. No desenvolver do século XVIII existem dois importantes fatos históricos que marcaram esse período. De um lado temos a ascensão dos ideais iluministas, que pregavam a liberdade econômica e o fim das amarras políticas estabelecidas pelo poder monárquico. Além disso, esse mesmo século assistiu uma nova etapa da economia mundial com a ascensão do capitalismo industrial.
Nesse contexto, a França conviveu com uma interessante contradição. Ao mesmo tempo em que abrigou importantes personagens do pensamento iluminista, contava com um estado monárquico centralizado e ainda marcado por diversos costumes atrelados a diversas tradições feudais. A sociedade francesa estava dividia em classes sociais distintas pela condição econômica e os privilégios usufruídos junto ao Estado.
conclusão
1- O que motivou a revolução?
As causas da Revolução Francesa podem ser divididas em quatro grupos: políticas, econômicas, sociais e intelectuais. A revolução foi apenas o resultado de um ambiente construído a partir destes diversos fatores. Entre estes, podem-se destacar o envolvimento da França em várias guerras, os altos gastos da Corte de Luís XVI de França, o antigo regime francês, a ascensão da burguesia, a manutenção do mercantilismo e os ideais do Iluminismo.
2- Quais eram os objetivos dos revoltosos?
O povo pretendia combater o absolutismo monárquico e os privilégios da nobreza e do clero. E sim , a revolução significou o fim do sistema absolutista e dos privilégios da nobreza. O povo ganhou mais autonomia e seus direitos sociais passaram a ser respeitados. A vida dos trabalhadores urbanos e rurais melhorou significativamente com a ‘Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão’’
Alcançaram seu objetivo por meio de motins, culminando com a tomada da prisão da Bastilha, símbolo do poder real e depósito de armas
3-