O Cristianismo
O cristianismo nasceu numa época precisa da história do mundo mediterrâneo e do próximo oriente, na antiguidade em Judeia, que então fazia parte do Império Romano enraizado na fé e na cultura judaica (CORDIN, 2008: 15).
Surge com a pregação do profeta Judeu Jesus de Nazaré, em quem os cristãos reconhecem o Filho de Deus encarnado, morto e ressuscitado para a salvação dos homens. A sua fé fundamenta – se no testemunho dos primeiros discípulos que reconheceram em Jesus o Messias ou Cristo (Idem).
O cristianismo compreende – se como um movimento de reforma no interior do Judaísmo, no seguimento de Jesus Cristo. No entanto, o sucesso da missão crista continuava a basear – se bastante no anúncio de Deus herdado da religião judaica, já livre das suas ligações étnico religiosas; agora, Deus era o pai de Jesus, estando portanto, liberto de qualquer outra limitação. (OHLIG, 2007: 235).
Portanto, o Cristianismo em termos de tipologia das religiões, é uma religião judaica, quanto ao seu inicio, mas também uma religião nova, que introduz variações específicas nas suas opções iniciais, provenientes da fase universal da religião judaica, em consequência da pregação e da figura de Jesus (Ibidem; 238).
Os três grandes ramos cristãos
Católicos
o catolicismo é, portanto, concretamente, o conjunto dos cristãos e das comunidades cristas que reconhecem a jurisdição do bispo de roma, a quem chamam papa. assim entendido, ele constitui no sei da ralidade crista uma historia e, ao mesmo tempo, uma maneira de compreender o cristianismo A historia da instituição chamade igreja católica e maneira de compreender o cristianismo constituída por inflexões doutrinais cracteristicas, relativamente as quais as outras familioas cristas guardam, em maior ou menor grau, as suas distancias.
A estrutura básica da hierarquia católica é semelhante à que se consolidou nos primeiros tempos apostólicos: alem do clero ser escolhido e ordenado, basicamente tem apenas