Revolução Francesa
Revolução Francesa
Giovanni da Rosa Carboni
Turma 72
Professora Sandra
Sapucaia do Sul, 01 de outubro de 2013
Revolução Francesa
Capa
Introdução
Desinvolvimento
Conclusão
Bibliografia
Revolução Francesa – Introdução
A Revolução Francesa foi o acontecimento mais importante da Era Moderna. Suas modificações na ordem social a econômica foram tão profundas que os historiadores a marcam como o início da Idade Contemporânea, que dura até nossos dias.
Mesmo que a revolução francesa faça parte de um longo processo histórico que abrange os Estados e a Europa, e com repercussões em outras partes do mundo, na França, a revolução teve um sentido próprio, e seu caráter violento marcou a destruição das instituições do Antigo Regime.
A França, no fim do século XVIII, estava no seguinte impasse: ou a sociedade rompia com as instituições do passado e evoluía rumo a grandes transformações ou permanecia estática e fechada, com o domínio da nobreza sobre o governo, a educação e as leis.
A monarquia absoluta, que nos séculos anteriores havia impulsionado o desenvolvimento, havia se tornado um estorvo.
Revolução Francesa – Desinvolvimento
Foi um dos grandes fatos históricos da humanidade, no plano prático, constituiu-se na luta política que levou a superação do modelo feudal de produção e a introdução da implantação definitiva da sociedade capitalista. A morte do Antigo Regime político, e, o início daquilo que veria caracterizar idade contemporânea.
Por tudo isso a importância de estudar esse grande fato político. Foi um movimento liderado pela burguesia orientada pela filosofia iluminista, com a participação de outras forças como agentes sociais da revolução.
Produtores, comerciantes, camponeses todos explorados por um regime de servidão, via na revolução uma perspectiva de mudanças de vida, então uniram a burguesia com objetivo de realizar a mudança, o que levou um longo tempo passando por