Revolução Francesa
(Introdução)
A Revolução Francesa é considerada o mais importante acontecimento da história contemporânea. Inspirada pelasideias iluministas, a sublevação de lema"Liberdade, Igualdade, Fraternidade" ecoou em todo mundo, pondo abaixo regimes absolutistas e ascendendo os valores burgueses. Foià revolução burguesa, tendo vista a sua condição de destruidora da velha ordem em nome das ideias e valores burgueses e por conta daideologia burguesa predominante durante praticamente todo processo revolucionário. A Revolução Francesafoi um movimento social e político ocorrido na França no final do século XVIII que teve por objetivo principal derrubar o Antigo Regime e instaurar um Estado democrático que representasse e assegurasse os direitos de todos os cidadãos.
(Desenvolvimento)
A frança Pré-Revolucionária
A sociedade francesa anteriormente à revolução era uma sociedade moldada noAntigo Regime. Ou seja, politicamente o Estado eraAbsolutista (Absolutismo Monárquico), economicamente predominavam as práticasmercantilistas que sofriam com as constantes intervenções do Estado e na área social predominavam as relações deservidão uma vez que a maioria da população francesa era camponesa.
Em torno de 250 milhões de pessoas viviam em condições miseráveis nos campos franceses, pagando altíssimos impostos a uma elite aristocrática que usufruía do luxo e da riqueza gerados pelo trabalho dos campesinos em propriedades latifundiárias, ou feudos, dos nobres.
Suas fases
No final do século XVIII a situação sócio-econômica da França era de total calamidade. Numa perspectiva de tentar resolver as situações problemas, o Monarca Luis-XVI convocou seu Ministro das finanças Necker, que estava afastado do cargo, para decidir quanto a situação de crise econômica e financeira. Por sugestão de Necker, Luis-XVI convocou, no dia 5 de maio de 1789, a Assembleia dos chamadosEstados Gerais que reunia os representantes políticos do 1º. , 2º. e 3º. Estados os quais não se