brigada de incendio
2. PASS – Seu caminho rumo à segurança
Isso é algo que todos devem saber. Todos os funcionários devem ser capazes de operar um extintor com o método PASS: arranque o lacre; aponte para a base das chamas; aperte o gatilho e esparrame de um lado para outro.
3. Práticas de prevenção de incêndios
Como na medicina, a melhor cura é a prevenção. Por que esperar para que um incêndio ocorra? Estabeleça medidas de segurança contra incêndios, tais como a proibição de fumar em locais propensos a incêndios, evitar uma sobrecarga de cabos elétricos, controlar os aparelhos elétricos com problemas, etc. Em geral, a prevenção de incêndios implica em isolar o fogo das suas três principais fontes: o combustível, o oxigênio, e o calor. Eliminando-os, é possível deter qualquer incêndio ainda no início.
4. Conheça o Plano de Ação de Emergência
Como desempenhar um papel na extinção de incêndios, realmente não é seu trabalho. Quando houver um grande incêndio, não tente bancar o herói. Chame os bombeiros imediatamente. Esteja suficientemente familiarizado com seu Plano de Evacuação de Emergência e o Sistema de Comando de Incidentes para que não entre em pânico e saiba o que fazer. Certifique-se de conhecer e dominar o método de Resgate – Alarme – Segurança – Extinguir/Evacuar.
5. Abaixe-se e sobreviva
Setenta e cinco por cento das mortes relacionadas a incêndios são causadas por envenenamento com monóxido de carbono devido à inalação de fumaça. Muitos morrem não pelas chamas,