Revolução Francesa - sociedade
Tópico
Revolução Industrial – sociedade
2º ano do Ensino Médio
30 alunos, aproximadamente
Três períodos (50 minutos cada)
Objetivos
Após aulas anteriores sobre o contexto político e econômico da Revolução Industrial, a aula se propõe a analisar trechos do texto de Jonathan Swift, para, a partir da ironia e da critica, compreender a sociedade e as mudanças nela ocorrida no período estudado. Estudar a sociedade da época, suas lutas e condições. Para isso, usar-se-á o texto proposto, da própria época, que se usa de muita ironia, para entender as condições presentes no tempo de seu feitio (sec. XVIII) e compará-lo com o tempo presente. Assim, poder relacionar acontecimentos industriais do contexto histórico estudado com o atual.
Além disso, compreender os objetivos do texto e a critica do autor à sociedade da época e perceber como o autor entendia a sociedade industrial irlandesa.
Metodologia
A aula fará parte da sequencia do estudo da Revolução Industrial, e partindo da compreensão de que a Grã-Bretanha obteve primazia em seu desenvolvimento industrial, será introduzida a questão social dentro desse contexto histórico. Após contextualização da situação da maior parte da sociedade, se entregará aos alunos, trechos do texto “Uma modesta proposta para prevenir que, na Irlanda, as crianças dos pobres sejam um fardo para os pais ou para o país, e para as tornar benéficas para a República”, de Jonathan Swift, selecionados pela professora. O texto é uma sátira, por isso, é totalmente composto de ironia, e sua escolha se dá pela sua capacidade de chamar atenção dos alunos e os levarem a se interessarem pelo assunto. Também por levar a pensar a sociedade atual a partir do conhecimento do que ocorria no passado e que é visto ainda hoje. Esse texto será analisado em conjunto pela turma, começando com a compreensão do título
do texto (a pretexto de a introdução ser simples e compreensível) partindo para a proposta