revolução dos computadore
*PRIMEIRA geração (1946-1959)
ENIAC começou a ser desenvolvido em 1943 durante a segunda guerra para computar trajetórias táticas que exigissem conhecimento substancial em matemática, mas só se tornou operacional após o final da guerra. Esta máquina não tinha sistema operacional e seu funcionamento era parecido com uma calculadora simples de hoje tinha de ser operado manualmente, e foi marcada pelas válvulas. Suas características pesava 30 toneladas, tinha 180 m² de área construída, sua velocidade era da ordem de 100 kHz e possuía apenas 200 bits de memória RAM. Sua capacidade de processamento era de 5.000 operações, possuía 17.468 válvulas termiônicas, de 160 kw de potencia
*SEGUNDA geração (1959-1964)
- IMB 7030, foi o primeiro supercomputador lançado na segunda geração, desenvolvido pela IBM. Ele era utilizado por grandes companhias, custando em torno de 13 milhões de dólares na época. Várias linguagens foram desenvolvidas como Fortran, Cobol e Algol. Assim, softwares já poderiam ser criados com mais facilidade. Seu tamanho era bem reduzido comparado com máquinas como o ENIAC, podendo ocupar somente uma sala comum.
*TERCEIRA geração (1964-1970)
- O burroughs B-2500 foi um dos primeiros. Enquanto o ENIAC podia armazenar vinte números de dez dígitos, estes podem armazenar milhões de números. Surgem conceitos como memória virtual, multiprogramação e sistemas operacionais complexos. A IBM, que liderava o mercado de computadores, passou a perder espaço quando concorrentes passaram a vender periféricos mais baratos e que eram compatíveis com sua arquitetura. No final desta geração já começaram a surgir os computadores pessoais. Esta época foi que a IBM passou a separar a criação de hardware do desenvolvimento de sistemas, iniciando o mercado da indústria de softwares.
*QUARTA geração (1970-1991)
- É