revolução cubana
Bárbara Curiel, Diogo Tonini, Rhayssa Rodrigues, Richard Silva e Wilian Luiz.
3M1
2. Introdução
A Revolução Cubana foi um movimento popular, que derrubou o governo do presidente Fulgêncio Batista, em janeiro de 1959. Com o processo revolucionário foi implantado em Cuba o sistema socialista, com o governo sendo liderado por Fidel Castro.
3. Cuba Antes da Revolução
Antes de 1959, Cuba era um país que vivia sob forte influência dos Estados Unidos. As indústrias de açúcar e muitos hotéis eram dominados por grandes empresários norte-americanos. Os Estados Unidos também influenciavam muito na política da ilha, apoiando sempre os presidentes pró-Estados Unidos. Do ponto de vista econômico, Cuba seguia o capitalismo com grande dependência dos Estados Unidos.
Era uma ilha com grandes desigualdades sociais, pois grande parte da população vivia na pobreza. Todo este contexto gerava muita insatisfação nas camadas mais pobres da sociedade cubana, que era a maioria.
4.
5. Fidel Castro - Biografia
Fidel Alejandro Castro Ruz nasceu no dia 13 de agosto de 1926, no povoado cubano de Birán.
Fidel Castro é presidente de Cubadesde a Revolução Cubana (1958-1959), que derrubou o governo pró-americano do general Fulgêncio Batista.
Esta revolução tinha um caráter nacionalista e socialista, pois recebeu forte influência do companheiro Ernesto Che Guevara e do irmão de Fidel, Raúl Castro.
Após a revolução, Fidel Castro aproxima-se da União Soviética, fazendo de Cuba uma aliada do socialismo na América.
6. Após a revolução, Fidel implantou um sistema socialista na ilha, acabando com a desigualdade social entre os cidadãos cubanos. Implantou uma economia planificada, que contou com o apoio soviético durante a Guerra Fria.
Após a queda do muro de Berlim e o fim dos regimes socialistas na Europa Oriental, Cuba começou a passar dificuldades sem os investimentos soviéticos.
Castro ocupou o cargo de primeiro ministro da República de Cuba de 1959 até 1976.