Revolução Cubana
Entre as bebidas alcoólicas mais conhecidas estão o vinho, o uísque, a cerveja, e a aguardente. Todas elas contêm um teor de etanol que é popularmente conhecido simplesmente como álcool.
Uma das características dos álcoois é apresentarem o grupo hidroxila (OH) ligado diretamente ao carbono saturado (carbono ligado a outros por ligações simples), independente de existir ou não insaturações ( ligações duplas ou triplas) nos demais átomos de carbono na cadeia.
Produção de Álcool
A produção de álcool consiste basicamente em 04 etapas:
1ª etapa: Moagem da cana em máquina industrial, obtendo a garapa ou caldo de cana.
2ª etapa: Produção do melaço, aquecendo-se a garapa, uma parte da água é evaporada e se ontem uma solução aproximada de 40% de sacarose(açúcar), denominada melaço que originará o açúcar comum.
3ª etapa: Fermentação do melaço pela adição de leveduras (fermento biológico). Transforma-se a sacarose em etanol, devido a enzimas produzidas pelas leveduras.
4ª etapa: Destilação do mosto fermentado, através da destilação fracionada, obtém-se uma solução contendo 96% de etanol e 4% de água. Fonte: Quimica Ensino Médio. (http://wmnett.com.br/quimica/pt/funcao-alcoois-alcool/)
Função álcoois (álcool)
São denominados álcoois todo composto orgânico que apresenta em sua estrutura a hidroxila ( -OH ), que deve estar ligada a um átomo de carbono saturado.
- Monoálcoois
São os compostos que apresentam apenas uma hidroxila (OH). Exemplo: CH3-CH2-OH (etanol)
A hidroxila em monoálcoois pode estar ligada a carbono primário, secundário ou terciário, formando assim, álcool primário, secundário e terciário, respectivamente.
- Diálcoois
Possuem duas hidroxilas. Exemplo:
HO-CH2-CH2-OH
Obs: não existem álcoois com duas hidroxilas no mesmo carbono. Quando isso acontece, o composto fica instável, e transforma-se em aldeídos.
- Poliálcoois
Possuem três ou mais hidroxilas:
Glicerina
Nomenclatura (I.U.P.A.C.)
A nomenclatura