revoluçao francesa
França século XVIII
“Queda da Bastilha”
Multidões enfurecidas se revoltam com o poder do rei, e atacam a Bastilha. Pagina: 2
Queda da Bastilha:
A bastilha é uma fortaleza, construída em 1370, em Paris, durante a Guerra dos Cem Anos, servindo de portal de entrada ao bairro parisiense de Saint-Antoine que foi ampliado com o intuito de defender o lado leste de Paris, sendo considerado o ponto de defesa mais forte da muralha do rei. Até ontem a Bastilha foi usada pela realeza francesa como prisão estadual, onde foram colocados aqueles que discordavam ou representavam uma ameaça ao poder dos reis. Porem ontem a multidão se revoltou com o absolutismo e tomou medidas drásticas, as quais foram a invasão da bastilha.
Rousseau:
Jean-Jacques Rousseau, um importante filósofo, teórico político e escritor suíço. Nasceu em 28 de junho de 1712 na cidade de Genebra. É considerado um dos principais filósofos do iluminismo, sendo que suas ideias influenciam a Revolução Francesa (1789). No ano de 1762, Rousseau começou a ser perseguido na França, pois suas obras foram consideradas uma afronta aos costumes morais e religiosos.
Revolução Francesa: A Revolução Francesa é um marco e divisor de águas da história da França enquanto país monárquico, o regime é muito autoritário e consequentemente prejudicial aos pobres. A luta por direitos igualitários e a busca por uma economia mais justa fez com que pobres desempregados, comerciantes de menor porte e camponeses se revoltassem contra o clero e a nobreza, que obtinham o dinheiro dos primeiros através do pagamento de impostos.
Causas: Nesse ano de 1789 o país esta dividido entre o clero, que representa o primeiro estado, depois vem a nobreza, o segundo estado e por fim o povo que pertence ao terceiro estado. Os que fazem parte do clero e da nobreza recebem privilégios como a isenção do pagamento dos impostos, e quem arca