Revoluçao cubana
Confira hoje um Resumo sobre o que foi a Revolução em Cuba, um importante fato histórico na América e no mundo. Veja quais foram as Características desse movimento Revolucionário e suas Consequências, além de conhecer seus líderes Che Guevara, Fidel e Raul Castro.
Contexto e Antecedentes
Cuba foi a última colônia espanhola a conquistar a independência, após a Guerra Hispano-Americana em 1898. Havia movimentos de independência desde 1860, após a Guerra de Secessão nos Estados Unidos, mas o resultado esperado só foi possível depois com a intervenção armada dos EUA .
Cuba foi governada três anos pelos americanos, e em 1902, foi inserida na Constituição Cubana a Emenda Platt a qual dava o direito aos EUA de intervenção militar no país para garantir seus interesses. Essa dominação gerou descontentamento social e sentimento anti imperialista.
Em 1934, surgiu a figura política de Fulgêncio Batista que foi ditador até 1959 (com poucas interrupções) cujo governo foi marcado pelo aprofundamento da dominação norte americana em Cuba.
A Revolução – Características
A princípio era apenas de caráter nacionalista, porém no exílio em 1956, Fidel Castro conhece o médico Ernesto Che Guevara, com ideais comunistas, e ambos se aliam para promover uma revolta.
Juntos voltam para a Ilha de Cuba, formam uma guerrilha nas Sierras Madres e aos poucos agregam seguidores. Che promovia atendimento médico aos pobres da região, com isso os revolucionários ganharam fama de bondosos e generosos.
Em 1958, teve início a “Marcha sobre Havana” com o intuito de depor Fulgêncio do poder. Em 1959, a cidade caiu em mãos dos rebeldes, Fulgêncio foge e é instaurado um Governo Provisório.
Foram nacionalizadas empresas norte americanas, reformuladas as políticas de saúde e educação, realizada reforma agrária e supressão dos latifúndios. Depois, devido a pressões sociais Fidel toma o cargo de primeiro ministro.
Consequências da Revolução Cubana
* Os EUA,