Revolucao Industrial
O que foi ?
A Revolução industrial foi um conjunto de mudanças ocorridas na Europa nos séculos XVIII e XIX. Sua principal mudança foi a substituição do trabalho artesanal pelo assalariado e com o uso das máquinas.
A maioria da população européia vivia no campo e produzia o que consumia.
Países como a França e a Inglaterra, possuíam manufaturas.
A Inglaterra foi precursora na Revolução Industrial, possuindo a mais importante zona de livre comércio da Europa, o êxodo rural e a localização privilegiada.
Os quebradores de máquinas.
O trabalhador perdeu o conhecimento de todo a técnica de fabricação.
As máquinas foram inventadas, com o propósito de poupar o tempo do trabalho humano.
Máquina a vapor: construída na Inglaterra durante o século XVIII. Através dessas máquinas, a produção e os lucros de mercadorias ficaram maiores. Vários empresários, começaram a investir nas indústrias.
• A revoluçao industrial ocorreu em três etapas.
A Primeira etapa da Revolução Industrial
Entre 1760 a 1860, a Revolução Industrial ficou limitada, à Inglaterra.
Houve o aparecimento de indústrias de tecidos de algodão, com o uso do tear mecânico. Nessa época o aprimoramento das máquinas a vapor contribuiu para a continuação da Revolução.
A Segunda Etapa da Revolução Industrial
Entre 1860 a 1900, ao contrário da primeira fase, países como Alemanha, França, Rússia e Itália também se industrializaram.
O emprego do aço, a utilização da energia elétrica e dos combustíveis derivados do petróleo, a invenção do motor a explosão, da locomotiva a vapor e o desenvolvimento de produtos químicos foram as principais inovações desse período.
A Terceira Etapa da Revolução Industrial
Entre os séculos XX e XXI. Alguns historiadores têm considerado os avanços tecnológicos computador, o fax, a engenharia genética, o celular as inovações dessa época.
http://www.sohistoria.com.br/resumos/revolucaoindustrial.php
http://www.infoescola.com/historia/revolucao-industrial/