Distribui Es Linux
Kali Linux
Origem
A Kali Linux é uma distribuição GNU/Linux baseada no Debian,criada pela Offensive Security, uma organização de desenvolvimento e treinamentos na área de segurança de sistemas, quando a equipe decidiu substituir seu atual projeto por um mais sofisticado e avançado, sendo lançada em 13 de março de 2013,em Amsterdã.
Objetivo
O projeto da Kali é voltado principalmente para auditoria e segurança da computação, através de testes de segurança por meio de softwares que simulam ataques ao sistema para verificar a eficácia de suas próprias aplicações, assim como encontrar vulnerabilidades. Entre os principais softwares estão, o Nmap (port scanner), Wireshark (um sniffer), John theRipper (crackeador de password) e Aircrack-ng (software para testes de segurança em redes sem fios).
Recursos
A Kali conta com mais de 300 softwares, capazes de fazer o reconhecimento de informações, a avaliação de vulnerabilidades e a exploração das falhas encontradas nos alvos. Estes programas ficam organizados por classes.
A distribuição oferece uma categoria denominada Coletas de Informações, que serve como recurso de reconhecimento. As ferramentas incluem métodos para a pesquisa de rede, dados do sistema operacional, rede sem fio e de proteção. Há também, uma categoria rotulada Análise de Vulnerabilidade, cujas ferramentas variam de avaliar os dispositivos de rede e de bancos de dados. Outra categoria está dedicada a um catálogo de soluções intitulado de Ferramentas de Exploração para o desenvolvimento de exploits baseados nas vulnerabilidades encontradas. Outra categoria inclui um catálogo intitulado Mantendo Acesso focado em manter um ponto de apoio dentro de um alvo. As ferramentas são usadas para estabelecer diversas formas de backdoors em um alvo. A Kali Linux inclui uma série de ferramentas que podem ajudar a ganhar Privilege Escalation, ou seja, obter privilégios que normalmente outro usuário não teria, através do roubo de senhas.
Filosofia