revolucao industrial
O presente trabalho da cadeira de Historia Contemporânea da Europa e América do século XIX à XXI, tem como titulo ou tema: a revolução industrial, feito por Ibraimo Arnaldo cabeludo concretamente sobre as transformações técnicas. Para tal iremos descrever as transformações técnicas de que decorreram no período da revolução industrial em várias dimensões destacando principalmente na agricultura; na tecnologia; na indústria do ferro; na mineração e nos transportes. Por fim iremos falar das consequências da revolução industrial.
Objectivos
Geral:
Compreender as transformações técnicas da revolução industrial.
Específicos
Identificar as principais transformações na agricultura, mineração, tecnologia, indústria de ferro e nos transportes;
Descrever cada transformação e sua importância no processo da revolução industrial;
Explicar as consequências da revolução industrial.
Metodologia
Para a realização do presente trabalho usamos o método de pesquisa bibliográfica, em que depois da consulta de obras que abordam sobre o tema fizemos a devida censura dos conteúdos que se enquadram com o tema.
Revolução industrial
SEGUNDO FRANÇOIS (1998:151), Revolução Industrial foi um conjunto de transformações técnicas de produção, iniciado em meados do século XVIII na Inglaterra, que substituiu o sistema artesanal pelo sistema fabril. Provocou grandes mudanças na economia mundial, alterou a relação entre campo e cidade e gerou uma nova organização social e política
Antecedentes da indústria
A Inglaterra antes da revolução industrial vivia um período de grandes dificuldades no que concerne a produção de bens de materiais e de consumo devido a falta de material convincente e pela resistência social de mudança. A industria tinha que esperar o aparecimento de capitais em quantidade e a baixo preço para que fosse possível construir grandes edifícios e maquinismo.
SEGUNDO KOSMINSKY (1963:230), o