Revolucao industrial segurança do trabalho
Adir Pedroso dos Santos
Revolução Industrial e Segurança do Trabalho
São Leopoldo
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO ..................4
2 ........... 5
3 ........ 6
4......7
5.......8
6.............9
7............10
INTRODUÇÃO
A revolução industrial
A revolução industrial teve como plano ideológico o socialismo e teve como berço a Inglaterra em meados do século XVIII. Com o conceito de transformações a manufatura, que é sistema de fabricação de grande quantidade de produtos de forma padronizada e em série antes da revolução industrial, o trabalho que antes era somente manual, passou a ser feito por máquinas, o que gerou uma maior produção em menor tempo, com isso o trabalhador começou a operar maquinas do empregador perdendo a posse da matéria prima. Além da utilização das máquinas, a manufatura passou a ter como marcante característica a utilização de um modo de trabalho em série, isso quer dizer que era feito etapa por etapa, e especializado, cada trabalhador tinha sua especialização numa área, começou então ser feito em fabricas.
Com isso a revolução industrial teve a industrialização capitalista concorrencial que logo após se tornou monopolista, com o objetivo de controlar todo o mercado e com setores têxtil, siderúrgico e agrícola.
Começo da industrialização
Predominante na Idade Moderna, a manufatura, desenvolveu o comercio monetário, com isso ocorre o aumento de produtividade do trabalho sendo determinado ritmo de produção e o uso de maquinas, que era produção era em larga escala e quantidade. As peças eram todas iguais, desta forma é economizado materiais, com aplicação de movimentos específicos, gerando assim uma maior velocidade de produção. Além do uso de maquinas a também desenvolveu trabalhos em série, ou seja, de etapa por etapa. O industriário Henry Ford e o engenheiro Frederick Winslow Taylor incentivaram a criação de métodos onde o tempo gasto e a eficiência do