relação existente entre a revolução industrial e a evolução da segurança do trabalho
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - AMBIENTAL E SEGURANÇA
RAQUEL FALCÃO – 203132010
Aula Atividade N° 01
Introdução a Segurança do Trabalho
...............................................................................................................................
Guarulhos
2015
RAQUEL FALCÃO
Aula Atividade N° 01
Introdução a Segurança do Trabalho
Trabalho apresentado ao Curso Engenharia de Produção da Faculdade ENIAC para a disciplina Segurança do Trabalho e Ergonomia.
Prof. Jose Jorge Alcoforado
Guarulhos
2015
Respostas
.............................................................................................................
Aula Atividade 1:
Apresentar as conclusões do estudo da relação existente entre a revolução industrial e a evolução da segurança do trabalho.
A Revolução Industrial ocorreu por volta de 1760 com o surgimento das primeiras máquinas a vapor de produção em série, já com relação à segurança do trabalho, essa passou a ter importância no momento em que as organizações notaram que estavam mutilando e matando grande parte do seu contingente de funcionários trazendo desordem social, fato ocorrido após da Revolução Industrial. A partir deste momento houve a necessidade de garantir aos trabalhadores o mínimo de saúde e segurança no ambiente laboral. Surgindo então, as primeiras legislações pertinentes a essas questões.
A saúde e a segurança do trabalho foi estudada desde o início do conceito de trabalho, porém não era levada como algo relevante infelizmente, com a capitalização do mundo moderno e consequentemente o aumento da produtividade e da lucratividade, o homem continua sendo visto como um apertador de botões, como operador de máquina, entre outros, e ainda não é visto como patrimônio, com grande potencial de contribuição para o sucesso