Revolucao da China
Em 1842, depois da primeira guerra do opio, a China teve que aceitar o tratado de nanquim que dava inúmeras vantagens aos ingleses, como o pagamento de indenizações abertura de 5 portos ao comercio britânico e o território de Hong Kong. Isso acabou gerando um grande descontentamento na população, principalmente nas regiões camponesas, pois boa parte das indenizações provinha do meio Rural.
No final do século XIX começam a surgir grupos republicanos radicais. Surge dai, uma figura chamada Sun Yat-sen. Sun Yat-sen havia estudado medicina em Honk Kong onde ele era um dos principais ativistas anti Manchu, lembrando que a dinastia Qing era conhecida também como Manchu, proclamavam os três princípios que passaram a nortear a acao republicana: nacionalismo, democracia e bem-estar.
A republica da China foi proclamada por Sun Yat-sen em 1911. Porem, em 1913, o general Yuan Shikei da um golpe de estado, dissolvendo o parlamento e colocando o comitê, partido nacionalista fundado em 1905 por Sun Yat-sen, na ilegalidade no lugar da democracia burguesa aos moldes dos países ocidentais. Entrava em seu lugar uma ditadura, cujopoder se concentrava pincipalmente nas mao dos senhores da guerra, que eram militares latifundiários que controlavam grandes regiões da China com seus exércitos. Depois da instauração da republica da China, dois professores da universidade de Pequim começaram a difundir entre seus alunos e por meio da imprensa a ideologia Marksista. Esses professores eram Li Dazhao (1888-1927) e Chen Duxiu (1880-1942).
Em 1921 e fundado o partido comunista chinês por Li Dazhao, Chen Duxiu e