Revolu O Industrial Historia
A revolução industrial consistiu num conjunto de mudanças tecnológicas profundas na economia, que transformaram a humanidade a partir do século XVIII, prolonga-se pelo XIX. A partir desse momento, a máquina foi suplantando o trabalho humano e uma nova relação entre o trabalho e o capital se impôs. Dessa forma, denomina-se Revolução Industrial o grande desenvolvimento da manufatura ocorrido a partir da segunda metade do século XVIII, que levou ao surgimento da fábrica e provocou grandes modificações econômicas, politicas e sociais.
Junto à Revolução Industrial, emergiu um novo sistema econômico, social e político, o Capitalismo, que se tornou hegemônico ao longo do século XIX.
A Revolução Industrial levou a uma raptura da velha ordem e possibilitou a consagração da ordem burguesa.
Na Época Moderna ocorreram mudanças profundas na estrutura socioeconômica e politica, graças ao aperfeiçoamento na produção e ao avanço tecnológico. A produção passou por diferentes etapas: Produção Artesanal, Produção Manufatureira e Produção Mecanizada.
A produção artesanal era realizada através do artesanato, o artesão trabalhava em casa com a ajuda da família, e o mercado era restrito, geralmente localizado.
A produção manufatureira foi substituindo a artesanal por um trabalho mais dividido, cada trabalhador era dirigido por um mestre, portanto, já havia uma divisão social do trabalho o que possibilitava o aumento de produção para atender o mercado. Esse tipo de produção estava ligada e limitada aos interesses do Estado, que ditava as regras da economia.
O que diferenciava ambas produções era a divisão social do trabalho e a propriedade dos meios de produção.
A Produção mecanizada foi quando a oficina foi substituída pela fábrica, e as maquinas, a matéria-prima, o combustível e os produtos passaram a pertencer ao proprietário dos meios de produção. Na fábrica concentravam-se centena de trabalhadores assalariados que obedeciam a uma rígida divisão social do