REVOLU O FRANCESA
Emannuelle Winni da Silva2
INTRODUÇÃO
A Revolução Francesa ocorreu no início da Idade Contemporânea entre os anos de 1789 e 1799, foi um período marcado por intensas manifestações que tinham como objetivo central a mudança do cenário político e social no país.
Contudo, alguns historiadores, defendem que a Revolução Francesa não deveria ser chamada de “Revolução” 3 e sim de “Revolta Francesa”, pois a mesma originariamente não tinha como objetivo concreto uma mudança radical na estrutura do âmbito político, mas sim, manifestou o interesse da burguesia em obter sua representatividade política perante o Estado que encontrava-se totalmente centralizado nas mãos do rei.
Ou seja, a Revolução Francesa é um movimento com características tipicamente burguesas, mas que conseguiu influenciar e cooptar a classe trabalhadora que padecia com a agudização da pobreza.
1.1 AS CAUSAS DA REVOLUÇÃO FRANCESA
A Revolução Francesa foi desencadeada por diversos fatores dentre os quais podemos destacar: A crise financeira, que surgiu como resultado do envolvimento da França na Guerra dos Sete anos e do apoio financeiro dado na Guerra de Independência dos Estados Unidos, além de ser conseqüência também dos gastos excessivos da corte do rei Luís XVI.
Vale frisar que neste período a sociedade francesa era estamental, ou seja, dividia-se em; 1° Estado: formado pelo Clero, 2° Estado: pela Nobreza e 3° Estado que era oprimido e explorado pelos dois primeiros grupos, este por sua vez, era formado pelo povo e a burguesia (trabalhadores, burgueses, camponeses sem terra e os sans-culottes).
Em 1787 foi criada a Assembleia dos Notáveis (1787) que mesmo abrindo um pequeno espaço para a participação da burguesia, os ministros Brienne e Callone na tentativa de solucionar a crise financeira estabeleceram o aumento de impostos para o Terceiro Estado. Fato este que gerou uma profunda insatisfação por parte desta classe.
Posteriormente, foi criada a Assembleia dos Estados Gerais