Revoltas/Rebeliões/ Guerras Nacionais
Periodo Colonial
Nativistas Movimento colonias de revoltas as medidas metrolpolitanas, surgidos apartir do sec XVII, nao expressavam um sentimento comum de identidado dos habitantes e não chegaram a revindicar a independencia nacional, nem o fim da ordem colonial ou mesmo da escravidão (com a integração social dos ex-escravos), nem mesmo almejavam profundas altereções na estrutura socioeconomica. Eram manifestações contra medidas isoladas. Serviram pra evidenciar os interesses distintos das populações ja enraizadas na América.
Insurreição Pernambucana (1645-1654) Movimetno gerado pelo confronto dos senhores de engenhos com a Companhia das Indias Ocidentais holandesas, após a saida de Mauricio de Nassau da adminitração, que obrigava o pagemnto da divida dos senhores com juros elevados. O conflito se intenseificou no Maranhão e culminou com a expulsão dos holandeses de São Luis, a insurreição se alastrou pelo Nordesteatingindo Pernambuco em 1645, expulsando definitivamente os holandeses. Lideres: Filipe Camarão e Henrique Dias Foi assinada a Paz de Haia, sob intermediação inglesa, que obrigava os holandeses a reconhecer os dominios coloniais lusos.
A expulsão dos holandeses, resultou na primeira grande crise da economia colonial levando o Nordeste a perder sua supremacia econômica, isso porque ao serem expulsos, os holandes passaram a produzir açucar em suas colonias nas Antilhas, que concorria com vantagem sobre o produto Brasileiro.
Aclamação de Amador Bueno (1641) Com o fim da União Ibérica, em 1640, a Coroa Portuguesa interferiu diretamente na questão da escravização indígena. Economicamente enfraquecidos depois do período de dominação hispânica, Portugal proibiu a escravização dos índios. Com tal medida, a Coroa portuguesa buscava ampliar seus lucros com o comércio dos escravos africanos trazidos das regiões da costa africana. Sentindo-se diretamente prejudicados com tal medida, um