Revoltas no brasil
Local: Maranhão
Data: 1684 – 1686
Líderes: Irmãos Manuel e Tomás Beckman
Motivação: a interrupção de fornecimento de escravos da Companhia do Comércio, a mesma não adquiria toda produção agrícola e negociava manufaturados de má qualidade e com altos preços. Dessa forma, a população maranhense tinha seus problemas de ordem econômica agravados mediante sua dependência em relação à Coroa.
Resultado(s): Impassível a uma possível negociação, Portugal respondeu o levante com a nomeação de um novo governador para o Maranhão e o envio de tropas que deveriam aniquilar o movimento. Ao chegar ao Maranhão, as tropas deram fim ao levante e os irmãos Beckman foram condenados ao enforcamento.
Revolta: Revolta Filipi dos Santos Local: Vila Rica Data: 1720 Líder(es): Pascoal da Silva Guimarães Motivação(ões): Revogação da ordem de criação das Casas de Fundição, o fim dos postos de registro existentes nas entradas e garantias de que não seriam punidos.
Resultado(s): Portugal determinou que suas tropas invadissem Vila Rica, prendessem as principais lideranças e incendiassem suas residências. Filipi dos Santos, pequeno comerciante da região, tentou resgatar os presos no caminho do RJ, mas foi subjugado e preso. Apontado como o único líder do movimento, tornou-se o único rebelde a ser condenado à morte.
Revolta: A Inconfidência Mineira
Local: Vila Rica (?) Data: 1789
Líder(es);
Motivação(ões): Além da independência, os conspiradores defendiam a construção de uma universidade em Vila Rica, a criação da casa da moeda, e o desenvolvimento industrial.
Resultado(s): O governo ordenou a prisão de todos os envolvidos, que ficaram detidos por dois anos. Quando a sentença foi imposta, alguns foram condenados ao desterro na África, apenas Tiradentes teve a pena de morte mantida.
Revolta: A Conjuração Baiana
Local: Salvador
Data: 1798
Líder(es):
Motivação(ões): Defendia um projeto de emancipação que levasse ao fim da escravidão e à criação