Revoltas Na Primeira Rep Blica
N
S
A
LT ICA
O BL
V
E
R E PÚ
R
M
I
PR
E
A
IR
Religiosidade e revoltas populares
A palavra messianismo é derivada de
Messias, que significa “o enviado de Deus”, “o salvador”. Na religião judaica, o messianismo é ligado a crença na vinda do messias, libertador dos judeus. Eles consideram que o messias acabara com todo sofrimento e os levara a felicidade eterna. Já para os cristãos, O messias é Jesus Cristo, que veio à Terra para indicar o caminho da salvação eterna.
Baseados nas crenças judaicas e cristãs, estudiosos e historiadores usam o termo messianismo pra explicar a crença popular em um líder politico e religioso: O líder Messiânico.
Na Historia do Brasil, o termo messianismo é usado para se referir as revoltas populares em que milhares de sertanejos formaram comunidades comandadas por um líder religioso.
Eles acreditavam que seu líder tinha dons especiais, fazer milagres e curar, além de prever acontecimentos futuros. Os primeiros movimentos messiânicos brasileiros surgiram em aéreas rurais pobres, Os dois movimentos messiânicos mais conhecidos foram em canudos
( na Bahia ) e no contestado ( entre Santa
Catarina e Paraná).
GUERRA DE CANUDOS (1893-1897)
No final do século XIX ,milhares de moradores do nordeste do nordeste enfrentavam vários problemas.
No litoral, a terra estava nas mãos de poucas e a produção de açúcar diminuía, No sertão as secas eram periodicamente e arrasadoras. Após a proclamação da Republica, as atitudes dos coronéis e a exclusão popular e rumos políticos do pais agravavam o quadro. A imagem destacou-se a figura da Antônio Vicente Mendes Maciel (18281897), mais conhecido como Antônio conselheiro. Ele fazia pregações politicas e religiosas em localidades do Sertão nordestino. Em 1993, aos 65 anos, conselheiro chegou a uma fazenda abandonada ás margens do rio vaza-barris, no interior baiano.
Naquela área, ele liderou a formação do povoado de
Desde 1870, atraia muitos sertanejos com suas pregações das quais seu lema era “ a